Monday, 7 May 2007

Amor, homem e mulher!


"O homem tende, por natureza, à inconstância no amor; a mulher, à constância. O amor do homem diminui sensivelmente tão logo é satisfeito: quase todas as outras mulheres o excitam mais do que aquela que ele já possui, por isso sente a necessidade de variar. Em contrapartida, o amor da mulher aumenta justamente a partir desse momento. Isso constitui uma consequência do objectivo da natureza, que visa conservar a espécie e, portanto, multiplicá-la o máximo possível. Com efeito, o homem pode comodamente gerar mais de cem crianças em um ano se tiver à disposição outras tantas mulheres; já a mulher poderia, por mais homens que tivesse, dar à luz apenas um filho por ano (excepto no caso de gémeos). Por essa razão, o homem está sempre à procura de novas mulheres, enquanto estas prendem-se firmemente a apenas um homem: pois a natureza as leva a conservar, instintivamente e sem reflexão, aquele que nutrirá e protegerá a futura prole."


Arthur Schopenhauer, in "A Arte de Insultar"


José

2 comments:

Anonymous said...

Estou admirada pois ninguém se atiçou com este tema tão polémico! Talvez o mote do amor seja tão estranho para alguns como o da bolsa foi para outros... Alguns apenas sabem que é fascinante, complexo e que tem repercussões imediatas sobre as nossas vidas; que tem subjacente algum mister e sapiência mas é frágil ante o prejuízo da sorte; que produz maneirismos e tiques caricatos, incompreensíveis para quem assiste e não partilha do frenesim; e tantas outras comparações que por via da ignorância e da letargia parassimpática após o jantar, se me olvidam. Co'a breca! Esqueci-me do que ia dizer a seguir!!! Logo agora que estava tão bem lançada!!! Hehehehe... Sururu

O Teu Destino said...

Eu quando pus este tema também julguei que ia cativar criticas das senhoras e louvores dos senhores, mas enganei-me tem tudo medo de escrever com medo de ficarem a dormir no sofá.

Eu como adoro dormir no sofá não me preocupa minimamente... Como ves Susana as mulheres tem muita sorte e poder.. existem homens que não suportam "greves"... logo omitem opiniões:)
B.J.