Tuesday 15 May 2007

Africa que destino....


A promoção de férias no Brasil faz de Portugal um país um consumidor feroz de turismo sexual de segunda, que procura uma língua quase igual à nossa um descanso para férias num local paradisíaco mas com atractivos de origem duvidosa. Não queria passar essa imagem mas é o que vejo procurarem num País onde até vendem sapatos de cimento a troco de meia dúzia de tostões.

Sempre sonhei visitar o Brasil, confesso, o facto de não haver barreiras linguísticas e as brasileiras terem tão doce sotaque, sugere-me que visitar aquele país pode me ajudar a compreender de forma mais atenta o Português que espalhamos neste mundo. No entanto hoje fiquei baralhado, talvez o meu próximo destino seja visitar África.

Portugal nega de várias formas a sua influência na cultura Africana cada vez mais, vemos Angola ou Moçambique de forma tão distante que me entristece, pois estes países tem laços mais fortes que o próprio Brasil com a pequena grande nação que é Portugal.

Assusta-me termos movimentos de extrema-direita a crescer num pais pacato como o nosso, quando ninguém é superior a ninguém, muito menos por ter nascido branco, amarelo, cigano ou preto. Acho que a nossa presença em tantos locais africanos durante centenas de anos, devia-nos dar a inteligência suficiente para não sermos xenófobos e energúmenos como os novos discípulos dum senhor de bigode estrambótico e fora de moda chamado “Hitler”.

Portugal tem motivos para se orgulhar dos seus amigos Africanos, e quanto a mim em apenas 33 anos se esqueceu a nossa presença em Africa, e se esqueceu da irmandade que devia ser fortalecida após a independência destes países.

Barão José

3 comments:

Unknown said...

Criei um blogue de opinião que agora estou a divulgar.
Se tiver interesse, não deixe de fazer uma visita:

http://www.cegueiralusa.blogspot.com/

Caso goste, por favor divulgue, pois pretende ser mais um espaço de discussão em busca de uma cidadania mais activa.
O meu muito obrigado.
Com os melhores cumprimentos,
José Carreira

Anonymous said...

Quase concordo, ou melhor dizendo, concordo em parte, sim talvez esta minha apreciação tenha algo de racista mas... e todos voçes sabem que eu até mantenho aquele desejo especial com as nativas de africa.
Mas pensando melhor... que tal umas férias em africa? será o nosso grito contra o racismo.
Gui

Anonymous said...

"No entanto hoje fiquei baralhado, talvez o meu próximo destino seja visitar África." Posso ir também? ;-)